quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cordel branco e encarnado


"Salgueiro é amor que mora no peito
Com todo respeito, o rei da folia
Eu sou o cordel branco e encarnado
"danado" pra versar na academia"
(Trecho do Samba enredo de 2012)





Carnaval tá aí. De novo.
E eu, como todas as vezes, adio para o ano que vem a realização do meu sonho de assistir pessoalmente o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Tudo bem. Eu espero...
Gosto muito muito muito da magia do carnaval carioca.
Tenho, como dá pra perceber a minha escola preferida: ACADÊMICOS DO SALGUEIRO*. Confesso que quando pequena, o que me atraiu os olhos para o Salgueiro foi eu ser palmeirense. Explico: Edmundo, o animal da torcida palmeirense, sempre desfilava lá e dizia que era a melhor! Justo neste ano, 1992 Palmeiras foi campeão paulista e em 1993, o Salgueiro foi campeão com o enredo mais lindo de todos os tempos: "Explode Coração na maior felicidade" (veja a letra completa). Aí não teve mais jeito né? Lembro que pequenininha eu via a galera na arquibancada pulando e cantando o refrão. Coisa mais linda. Criei carinho e torcida pra escola.

Este ano, ao menos pelo enredo, acho que é o ano do Salgueiro. Enredo lindo, rico, que me deixa imaginando como eles vão fazer pra mostrar em alegorias toda a beleza que é citada na letra:

"
Sou "cabra da peste"
Oh minha "fia", eu vim de longe pro salgueiro
Em trovas, errante, guardei
Rainhas e reis e até heróico bandoleiro
Na feira vi o meu reinado que surgia
Qual folhetim, mais um "cadim, vixe maria!""



Cordel* é é um gênero literário popular escrito com rimas, normalmente originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Aqui no Brasil a literatura de cordel é produção típica do Nordeste, principalmente nos Pernambuco, Rio Grande do Norte. Paraíba e Ceará.  Costumava ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores.

O que já dá pra perceber de cara, é que o cordel representa muito a cultura popular, principalmente do Nordeste. Palavras, causos, trejeitos. É uma linguagem muito rica.

O enredo do Salgueiro exalta também heróis da cultura nordestina. Clique nos links para conhecer mais sobre eles:

"Cabra macho justiceiro
Virgulino, é Lampião!
Salve, Antônio Conselheiro
O profeta do sertão"

Bem, eu sou até suspeita pra falar... Mas este ano, o enredo tá CAMPEÃO, hein?
O que vocês acham?

*Para saber mais sobre Cordel, clique aqui!!
*Para conhecer o Salgueiro, clique aqui!! 

4 comentários:

  1. Nossa que sonho hein ver as escolas passarem tao pertinho *_* deve ser tudo!

    Bjos
    http://sombraeblushmakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não gosto muito de carnaval não hehe'
    ...

    http://souzadiinha.blogspot.com
    Beijoos ♥

    ResponderExcluir
  3. Gatissima, amei!!

    bjokas amada!!
    www.aurinhamartins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gosto mais de sossego na Carnaval.
    Beijosss
    Andrea

    ResponderExcluir