quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sapato Velho



Fui a um show do Roupa Nova sábado, e a música de abertura foi "Sapato Velho". A música "gruda" na cabeça e desde então venho cantarolando-a... A música é de Mu Carvalho, Cláudio Nucci e Paulinho Tapajós. A canção fez parte do disco ROUPA NOVA (1981) e é uma das mais conhecidas do grupo.


Você lembraaaaaaaaaaa???


Aí parei pra pensar na letra... E fiquei confortada por ter nestes dias esta música na minha cabeça:



Você lembra, lembra!
Daquele tempo
Eu tinha estrelas nos olhos
Um jeito de herói
Era mais forte e veloz
Que qualquer mocinho
De cowboy...

Você lembra, lembra!
Eu costumava andar
Bem mais de mil léguas
Prá poder buscar
Flores-de-maio azuis
E os seus cabelos enfeitar...

Água da fonte
Cansei de beber
Prá não envelhecer
Como quisesse
Roubar da manhã
Um lindo pôr-de-sol
Hoje não colho mais
As flores-de-maio
Nem sou mais veloz
Como os heróis...

É! Talvez eu seja
Simplesmente
Como um sapato velho
Mas ainda sirvo
Se você quiser
Basta você me calçar
Que eu aqueço o frio
Dos seus pés...

Água da fonte
Cansei de beber
Prá não envelhecer
Como quisesse
Roubar da manhã
Um lindo pôr-de-sol
Hoje não colho mais
As flores-de-maio
Nem sou mais veloz
Como os heróis...

É! Talvez eu seja
Simplesmente
Como um sapato velho
Mas ainda sirvo
Se você quiser
Basta você me calçar
Que eu aqueço o frio
Dos seus pés...






A letra me faz pensar tanta coisa nostálgica e boa. Como éramos animados, corajosos, estimulantes, ágeis antes. Íamos tão longe em busca do pouco que faltava. 


Não que hoje não façamos mais isso. Fazemos. Muito. Mas antes era mais simples.
Qualquer meia coisa era a mais importante.


Nada em tom desanimador. NÃO. Talvez eu seja simplesmente como um sapato velho, mas ainda sirvo... basta você me calçar e eu aqueço o frio.


Efetivamente funciono. Cansei de beber água da fonte, pra não envelhecer. Ainda não quero. Envelhecer é tão difícil. Mas só envelhecendo eu pude ganhar a maturidade e pude conquistar a clareza que posso gozar hoje. Dádiva de Deus.


Sou hoje o produto do que meus sonhos o fizeram ontem.
Me orgulho de ter sido tão determinada, de ter andado mais de mil léguas pra poder buscar flores... Me orgulho por ter persistido. Das minhas estrelas nos olhos. Ainda as tenho. As cultivo desde quando ainda era um sapato novo.


Não me arrependo do que fiz, faria tudo de novo... Canta uma canção sertaneja popular. Foi o que fiz antes que me tornou quem sou hoje. E apesar de cheia de imperfeições, gosto do que vejo e me alegro por ter onde melhorar.


Sou um sapato velho que serve. Para sempre. 

16 comentários:

  1. Monica, que linda reflexão! Maturidade X Tempo, cada pessoa sendo moldada ao longo da sua vida. bjo Lu Arruda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal vc me visitar aqui!!! Pois é... eu me pego pensando demais nisso tudo. Sabe? Bjao!

      Excluir
  2. Muito bonito. Pra se pensar...
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é uma amor :)
    Seguindo, segue de volta? Beijos
    http://coolstuffporgiovana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ADOROOO Roupa Nova! Nossa muito legal :D
    Beijos
    Cerejas Atrevidas

    ResponderExcluir
  5. Adoro Roupa Nova e essa música faz mesmo a gente refletir!! Eu costumo dizer que passamos por todas as fases na vida!! E que por isso é bom curtir todas elas como deve ser....daí a gente não tem arrependimentos né? Acho que a maturidade nos da tanta coisa boa, a gente sabe bem o que quer, mas em compesação nos traz alguns medos que antes não tinhamos!! Talvez seja esta a desvantagem da maturidade: O medo. Sabemos que com ele deixamos de fazer tantas coisas né?
    Um ótima segunda pra vc!!!
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  6. Que linda a tua reflexão! A letra da música é linda. Realmente tem algumas músicas que, costumamos não prestar atenção na letra, mas quando paramos para escutá-las vem uma surpresa imensa com uma mensagem linda.

    Beijocas,
    www.fashionistaloves.com
    borboletadevaneando.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa música... adorei a letra.

    Está rolando um sorteio LUXO no blog, um kit maravilhoso. Corre lá pra participar!
    Beeijo!

    www.blogmundoparalelo.com

    ResponderExcluir
  8. adoro roupa nova..., e essa música me traz ótimas recordações...
    obrigada por partilhar...
    bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada por Roupa Nova por causa das letra que apesar de parecerem simples são complexas a ponto de fazer com que cada pessoa que escuta dê uma interpretação diferente. Essa música é simples e viciante,e só porque vi aqui já me deu vontade de escutar de novo. rsrs
    Ah, gostei bastante da sua interpretação da sua música, também acredito que somos o resultado das nossas ações do passado e por isso mesmo devemos ter sempre em mente realizar coisas boas, sermos determinadas, fazer lembranças saúdaveis, para que assim possamos olhar o que passou e nos sentirmos orgulhosos. :D

    beijos
    http://osonhodeumaflauta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adoro essa música, as musicas da banda são muito boas, sempre contagiantes, adorei demais! beijão e seguindo seu blog ;)

    ResponderExcluir
  11. não conhecia essa música, ela é muito boa
    obrigada pela visita ao LM e volte sempre
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Opinando em Tudo ... Super gostei do nome e do blog, criativo.

    Beijoss .

    http://rendadelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoooooooooro essa música *-*
    Hoje em dia não se faz mais músicas como antigamente, é uma pena :((

    Beijos,
    Marcella
    http://diario-de-marcella.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adoro roupa nova... LITERALMENTE!!
    hehehehe
    Beijos
    Cléo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com.br

    ResponderExcluir