quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ms Brightside

Sempre tento tirar lições de tudo. Ter sempre uma visão otimista e acabo me perguntando se faço isso pra me enganar ou se realmente penso isso.
Tenho muita resignação e desejo de me tornar mais afável nesta área mais percebo que o medo muitas vezes lança fora a semente da esperança ou a crença em que tudo pode dar certo.
Como é sofrível temer a tudo. Medo de ser, de não ser, de ir, de ficar, de tentar, de desistir. Medo de falar. Medo de mostrar fraquezas. Medo de mostrar uma força tão grande que não existe. 

Rubem Alves, sempre aqui, diz que o "otimismo tem suas raízes no tempo; a esperança tem suas raízes na eternidade. O otimismo se alimenta de grandes coisas. Sem elas, ele morre. A esperança se alimenta de pequenas coisas. Nas pequenas coisas ela floresce. Basta-lhe um morango à beira do abismo”.

Será que me apego demais ou de menos ao morango no abismo? É uma linha tão tênue entre meu medo, meu otimismo, minha esperança.

Eu queria é aprender sempre a melhorar minha visão... "Há muitas pessoas que têm visão perfeita e nada vêem... O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido!" (Rubem Alves - de novo). Aprender a ver o que está diante de mim. A não duvidar. A acreditar. A ser real. A não fantasiar. A não dramatizar. Aprender a ver o que vale a pena. Aprender que não devia focar e ver só o lado ruim de tudo, como sempre faço. Aprender a ter coragem de viver e merecer o melhor. O bom. Tenho direito e mereço sim o que é bom. E se alcançar este bem, mereço aprender a cuidar e a cada vez mais merecer este bem e não ter medo de perder um bem, tornando-o um mal.

Medo. Meu otimismo, minha esperança ainda esbarram no medo. 
Medo. Do que especificamente? De mudar? De perder? De ganhar? De ser? De fazer? De chorar? De sorrir? De entristecer? Ou o pior medo é o medo de ser feliz?
Dizem que a pessoa que nasce sem enxergar, tem sim uma vida restrita, mas que aquele que perdeu sua visão depois de enxergar perfeitamente sofre uma das mais duras das penas: ser privado de uma alegria. Seria o medo de ser privado de algo o algoz de tanta gente e de tanta coisa?

Que consigamos aquecer nosso coração. “Otimismo é quando, sendo primavera do lado de fora, nasce a primavera do lado de dentro. Esperança é quando, sendo seca absoluta do lado de fora, continuam as fontes a borbulhar dentro do coração” (Rubem Alves). Quero isso pra mim. Ser contagiada pelas coisas boas que vemos, que sintimos, que vivemos. NÃo duvidar. E se por acaso o que notarmos a nossa volta forem coisas "secas" e tristes, que consigamos tirar de dentro de nós alguma força para que borbulhe de dentro um novo fôlego, a cada vez que precisarmos.

Camus sabia o que era esperança. “E no meio do inverno eu descobri que dentro de mim havia um verão invencível…” 
Que este verão invencível nos permita fazer escolhas corajosas e melhor: que saibamos viver corajosamente, de um modo que valha a pena ter trilhado o caminho que trilhamos.

E você? Precisando de otimismo, esperança, coragem ou apenas querendo merecer o fruto da sua escolha?

9 comentários:

  1. "Sou um otimista, não me parece muito útil ser outra coisa" frase de um politico antigo que agora esqueci o nome rsrsr Sou uma pessoa mega otimista, tanto que as vezes incomodo rsrsr mas não quero só ser otimista, quero ver esse otimismo dando frutos, e no geral até que vejo rsrs Bjinhoss

    ResponderExcluir
  2. Também sou muito otimista, flor e acho que é melhor olhar "os erros" como opções de aprendizado do que uma derrota. Adorei seu texto. beijos e linda sexta-feira.

    ResponderExcluir
  3. Por mais otimista que você seja, o medo faz parte do processo. Lembro de uma frase da minha professora de psicologia jurídica: "o medo deve existir, pois é uma forma de nos prevenir ou de nos proteger, mas ele não pode ser além e nem aquém, e muito menos paralisante." Concordo com ela. Eu sou muito otimista. Também quero me contagiar pelas coisas boas que vemos, que sentimos e que vivemos. A gente precisa disso. Mais uma postagem incrível. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Medo , sempre existe. Temos é que não nos deixar dominar por ele.

    Por vezes é um cerrar de dentes e avançar, pedindo a DEus que nos proteja.

    Abraço grande, linda

    ResponderExcluir
  5. lembrei na hora da música do the killers!
    eu sou super otimista!
    Beijos!

    www.fashionfrisson.com

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga

    Entre o crer
    e o não crer,
    o otimismo nos liberta
    para a felicidade...

    Que a alegria dance
    em tua vida apaixonadamente.

    ResponderExcluir
  7. Acho que esse é o caminho certo, temos que ser bastante otimistas
    Ficar reclamando faz com que tudo se atrase mais

    Já estou seguindo/curtindo
    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. É realmente muito tênue, amiga, a linha entre a esperança e o medo. O segredo? Você já o diz, no começo do texto: tirar lições de tudo. Belo post, boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Acho incrível quem consegue ser super otimista, quem vê sempre o lado bom das coisas. Confesso que muitas vezes sou pessimista, vejo logo o que pode dar errado ao invés de ficar feliz pelo possível sucesso.

    ResponderExcluir